quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Como ajudar os outros

Só tem força para ajudar o caído aquele que permanece de pé.



Vive mais e melhor quem não se deixa envolver com os problemas dos outros. Sofrer as dores de alguém é tão cruel quanto à dor que este alguém está sofrendo. Ajudar quem sofre sim. Tornar seus os problemas do outro, jamais.


É um risco que corremos: conviver com pessoas doentes e ficarmos doentes também. Ouvir pessoas pessimistas e deixar de acreditar na vida. O ambiente faz a gente, diz o dito popular. E faz mesmo. O local onde somos criados, onde nossos valores são creditados, determina o tipo de pessoa que seremos. É aquela antiga história: quem vive em casa de galinha nunca chegará a voar como águia.


Uma coisa é certa: não somos obrigados a sofrer as dores de seu ninguém. Já temos a nossa cruz pra carregar e isso nos basta. É humano chorar com quem chora. É humano estender o braço a quem está caído. É humano ouvir os problemas do outro para aconselhá-lo. O erro está em tornar sua uma dor que não é sua. Não se ajuda uma pessoa que está se atolando entrando na lama com ela. Só tem força para ajudar o caído aquele que permanece de pé.


Quem hoje sofre procura alguém mais forte para ajudá-lo a sanar sua dor. Um doente não consegue cuidar de outro. Quem quer ser eficiente no auxilio ao próximo precisa entender esta máxima: ajudar-me-ei para ajudar o outro. Sofrer com quem já está sofrendo é sofrimento em dobro. E se já é triste uma pessoa sofrendo, imagine então duas!


Você já tem suas dores. E também precisa de ajuda para saná-las. Ajude-se e encontrarás forças para ajudar também o outro. Ninguém dá aquilo que não tem. Quem é forte para olhar além dos problemas, consegue enxergar solução até onde parece não existir solução. O otimismo que esta pessoa traz, servirá de estímulo para quem precisa da sua ajuda. Saberá, então, direcionar o outro para a correta solução de suas dores, que passa única e exclusivamente por cada um de nós.


Ficamos fortalecidos quando ajudamos alguém em situação pior do que a nossa. Mas transformamos a nossa vida num inferno quando perdemos a nossa paz por querer sofrer exatamente aquilo que o outro está sofrendo. Ser caridoso com o outro significa ajudá-lo a matar a sua fome e não ficar paralisado com ele esperando a morte chegar

2 comentários:

Unknown disse...

Well well well......

Anônimo disse...

Oi Paulo!
Deixei um comentário há um tempo, num dos seus textos que está publicado no "Texto Livre", não sei se chegou a ver, logo depois descobri o seu blog, me identifiquei bastante com o seu jeito de escrever e algumas coisas me serviram de lição até pareceu que foi escrito para mim haha
Como eu gosto de ler pensamentos na internet, resolvi criar um blog só pra guardá-los.
Te parabenizo pelo seu talento! Sempre terá texto seu postado no meu blog!

O texto acima é muito bom, já passei por uma situação parecida, no caso eu era muito pessimista e queria que as pessoas pensassem como eu.

PS: meu e-mail é celodavi@ymail.com