quarta-feira, 20 de agosto de 2008

A dor da vida

Alguém que pensou em desistir da vida me procurou para conversar. Pude sentir a dor estampada naquele rosto tão jovem, tão cheio de sonhos mas atolado em problemas. Ouvi suas lamentações. Senti seu coração batendo descompassado. Vi as lágrimas nos seus olhos.


Não quis falar. Apenas ouvi. E com isso entendi uma porção de coisas. Aprendi que a dor nos paralisa, mas o desejo de mudar nos torna melhores. Aprendi que desabafar com alguém é tão ou mais valioso do que vê os problemas que nos afligem resolvidos. Aprendi que ouvindo aprendemos muito mais.


Ninguém está livre do sofrimento. Sofrer é inevitável. O que podemos fazer é sofrer com dignidade. É olhar para os problemas sem se deixar conduzir por eles. É se desfazer do passado para poder viver bem o presente.


Quando vejo alguém sofrendo só consigo me lembrar de Jesus. Jesus que sofreu mas não se fez de vítima. Jesus que parou para ouvir os clamores de quem sofria. Jesus que não se deixou seduzir pelo mundo dos prazeres. Jesus que não teve medo de ser ele: chorou, amou e amou.


Como é triste deixar que o colorido de nossa vida se desfaça. Como é triste se entregar ao desânimo e já não ter forças para lutar. Procuramos desesperadamente uma saída, mas parece que o mundo fechou as portas para nós. Reclamar não adianta. Se sentar e esperar de braços cruzados também não. O bom mesmo é procurar alguém pra conversar. A pessoa não resolverá os nossos problemas, mas nos ajudará a enxergar uma saída. Uma dor compartilhada deixa de ser uma dor e se torna uma oportunidade de reavaliar nossa vida.


É preciso coragem para abrir o coração e contar a alguém tudo o que nos atormenta. Este meu amigo (embora não conhecesse a pessoa, passei a vê-lo como amigo) teve a coragem e descobrimos juntos coisas maravilhosas sobre a vida. Choramos juntos, mas também sorrimos juntos. Percebemos que a vida não é somente isso. Tem muita coisa para ser descoberta e os problemas muitas vezes turva a visão do que é essencial. Talvez esse foi o momento mais especial da minha vida: alguém que buscava ajuda, acabou me ajudando muito mais.

Nenhum comentário: