quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Sofrimento é crescimento

Há coisas que só o amor pode explicar, uma delas é o sofrimento. Quem sofreu, aprendeu e cresceu. As mãos calejadas pelas batalhas da existência revelam a bela experiência de vida que seu portador pode contar. A dor foi lapidando a sua capacidade de amar, e é por isso que quem sofreu mais parece amar mais.

Ninguém gosta de sofrer. Fugimos do sofrimento como o diabo foge da cruz. Evitamos tudo o que nos faz sofrer. Vivemos na triste ilusão da felicidade sem a dor, do amor sem a desilusão e das pessoas perfeitas que jamais existirão. Quem foge da dor não encontra o amor. Quem busca o amor sem dor, não será aprovado nas provas da vida. Coragem e perseverança: atitudes indispensáveis para quem quer viver bem.

Não vivo iludido pensando que basta acreditar e os problemas desaparecerão. “A vida é dura, principalmente com quem é mole” (Padre Léo). Viver é carregar os fardos de cada dia, sem se preocupar com o amanhã. A sabedoria consiste em chorar as lágrimas do momento, economizando as demais para quando as demais dores vierem. Quem sofre antes dos problemas não aprende a enxergar seus momentos de dor como oportunidades de crescimento. Será uma eterna criança mimada, que faz birra para conseguir o que deseja. Se a vida é dura eu preciso ser duro também. Se eu for mole cairei facilmente. Qualquer tempestade me levará ao chão. E o que é pior: não terei coragem de me levantar. Preciso ser forte para fazer forte o amor que existe em mim!

Vivo na esperança da transformação. Não sou perfeito. Erro e tenho que voltar atrás. Sofro e cresço com isso. Amo e esqueço os momentos de dor. Choro e levo embora minhas lamentações. Olho adiante e enxergo pessoas se dando às mãos em busca de um único ideal: fazer da vida uma grande festa. Nesta batalha nem sempre eu saio vencedor. Sei o que devo fazer e às vezes faço ao contrário. Sei que devo amar e às vezes prefiro odiar. Sei que só tenho esta vida e às vezes deixo as preocupações me dominar. Mas não desisto de mim mesmo. Não desisto da minha vida. Continuo acreditando no poder do amor. Sei que amar é condição essencial para quem quer resistir aos momentos de dor. E os momentos de dor só são eternos para quem ainda não aprendeu a amar.

Nenhum comentário: