quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Ousados ou covardes?

Quem não tem a coragem de encarar os problemas com ousadia e determinação, entrega-se facilmente ao desânimo e já não encontra mais uma saída eficaz. As dificuldades da vida fazem parte da vida. Ninguém passa por este mundo ileso de enfrentar momentos de tribulação. Alguns sabem olhar além da dor e conseguem respirar tranquilamente, mesmo quando os problemas se intensificam. Outros se consideram desafortunados e só enxergam desgraças quando a dor aparece. Perceber em qual grupo estou inserido é essencial para avaliar como tenho levado à vida.

Ninguém é obrigado a ser feliz, mas é um direito que nos cabe. Como escolhemos a roupa que vamos usar, a pessoa com quem iremos casar, também nos é dado a opção de escolher ser feliz ou não. E é bom lembrar que a felicidade é um estado de espírito e não um acumular de bens. Quem decide ser feliz tem a coragem de sorrir mesmo quando recebe a notícia de que, por exemplo, foi demitido. Não é ser insensível aos momentos de tristeza: é decidir que os momentos de tristeza não podem determinar a pessoa que queremos ser.

Eu não acredito muito nos remédios que “trazem” a felicidade. Penso se tratar de uma válvula de escape para escamotear os problemas. A solução mais eficaz para a resolução das dificuldades que a vida nos apresenta passa pela coragem de enfrentar as tempestades sem temer nem se abater. A coragem não é a falta de medo. Ter coragem é seguir adiante, mesmo com um friozinho na barriga. A ausência do medo nos estimularia a fazer muitas bobagens. Temer é normal. Paralisar por temer não traz resultado nenhum.

A vida passa depressa. Não temos duas chances de viver bem. Se não aproveitarmos para ser feliz hoje, chegaremos amanhã e nos daremos conta de que não vivemos. Enquanto ficamos esperando para que as outras pessoas mudem, o mundo mude e as oportunidades batam a nossa parte, o tempo vai passando e nos esquecemos de ser feliz, esperando que milagres aconteçam. Milagres acontecem, mas só na vida daqueles que descruzam os braços e partem para a batalha. A maneira mais fácil de sair frustrado desta vida é esperar que ela mude enquanto continuamos fazendo as mesmas coisas de sempre.

Tem gente que é ousada e segue a risca o seu projeto de felicidade. Estas pessoas não ficam paralisadas quando ouvem críticas ou palavras de condenação. Entendem que a nossa felicidade não pode está condicionada a opinião dos outros. Quem dá muita atenção às vozes da multidão não consegue ser feliz. Há pessoas que ficam paralisadas, queixando-se da má sorte ou da família que nasceu. São de pessoas assim que a infelicidade é amiga. Estes não entendem a dinâmica da vida, que nos envia os momentos de dor para nos mostrar que somos fortes o suficiente para superá-los. Tenho lutado para pertencer ao primeiro grupo. E você?

Nenhum comentário: