quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Céu ou inferno: a decisão é sua!

Nada consegue despertar no outro o interesse por aquilo que somos e pregamos quanto o amor que dispensamos a esta pessoa. A sabedoria popular ensina que as palavras ilustram, mas os exemplos arrastam. Nada mais certeiro do que isso...



Não se muda ninguém com discursos moralistas. Só muda quem encontra razões convincentes para tal e, por mais que tenhamos bons motivos na ponta da língua, a proposta de mudança só será atraente quando viver temperada com amor.



Quem é ruim nem sempre se reconhece assim. Quantas vezes fazemos coisas que consideramos boas sem ser. Assim também deveríamos sempre enxergar quem erra não com um olhar de reprovação, mas de compreensão. Compreender é dar uma segunda, terceira ou até mesmo uma décima chance para a pessoa errante. E esta nova oportunidade de recomeçar fará do ser errante um ser pensante e, a partir daí, será possível avaliar suas atitudes e buscar agir diferente da próxima vez.



Pensamos ser uma atitude comodista e viciante ser tolerante com quem erra. Preferimos, muitas vezes, apontar o dedo e cobrar mudanças a trazer à pessoa a refletir sobre suas atitudes. Conseguimos pouco ou nenhum êxito em nossos processos de mudar quem erra porque somos levados a pensar que um tapa corrige mais do que um beijo. Ledo engano. O amor tem o poder de desarmar um coração agressivo e levá-lo a revisar sua agressividade, até mesmo nos momentos de tensão. A pessoa não mudará na primeira tentativa, mas quando menos esperarmos, cederá facilmente ao amor que lhe é dispensado.



Somos carentes de amor. Independente daquilo que fomos ou somos hoje, todos nós corremos desesperadamente atrás de alguém que possa nos amar do jeito que somos e nos ajude a superar nossos momentos de dor. Sabendo disso, temos a nossa disposição a única “arma” eficaz para atingir de cheio o coração das pessoas: o amor que existe em abundância dentro de cada um de nós. Se amamos, temos amor. Se não amamos, até o amor que há dentro de nós, secará como uma folha ao sol.



Anote bem isso: você tem o poder de mudar qualquer “tipo” de gente. Não importa o quanto ela seja difícil, complicada ou inacessível: o amor que você dispensar a esta pessoa será vital para o seu processo de enxergar-se. Quem é amado tem coragem de olhar-se no espelho da sua alma e daí reavaliar sua vida. E é assim que nasce o processo de mudança: alguém que teve coragem de apostar em mim, deu-me muito do seu amor e assim me ajudou a enxergar o que de bom existia dentro de mim.



Tem muita gente que precisa mudar a maneira de enxergar a vida. Há muito que só enxergam tristeza, sofrimento e castigo. Tantos são aqueles que pensam estar vivendo num inferno quando na verdade estão vivendo no paraíso e tantos outros pensam estar vivendo no paraíso quando na verdade estão vivendo no inferno. Onde faltam amor e tolerância falta o paraíso. Onde sobram desamor e condenação já existe o inferno. Ter consciência disso é essencial para quem quer viver neste mundo louco, mas sem se tornar um louco também.

Nenhum comentário: