quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Ressentimento

Ressentir significa sentir mais uma vez. É recordar a dor de ontem como se ela fosse de hoje. É olhar para as pessoas e situações que nos machucaram com lentes de aumento. É “tomar veneno e esperar que o inimigo morra”. (W.Shakespeare)
O ressentimento é um ódio mortal que nos impede de olhar a vida com otimismo. Não tem sentido ficar remoendo algo que já passou. É normal sentir dor no momento da traição, das palavras malditas. O que não é normal é ficar vivendo esta dor durante toda vida. Se você foi magoado por alguém, guardar raiva desta pessoa não a fará “pagar” pelo seu erro. O rancor que se instalou no seu coração só fará mal pra você mesmo. Perdoar a pessoa, entender que ela é um ser humano e até olhá-la com gestos de piedade são atitudes positivas para impedir o ressentimento.
Do que adianta ficar com raiva daquela pessoa que lhe traiu? Com certeza ela nem se lembra mais de você. Está lá, “curtindo seu novo amor” e você fica aí, preso ao erro de alguém. Perdoe-a e siga caminhando, com paz no coração, sem guardar mágoa alguma. Se um dia essa pessoa voltar, você até poderá dizer como se sentiu, mas nunca ficar “arquitetando” em sua mente, planos para se vingar dela.
O segredo para quem quer impedir o ressentimento é não esperar demais das pessoas. Alguém disse que “só Deus não decepciona”. E é isso mesmo! Nós, seres humanos, somos falhos demais. Repare quantas vezes você queria ter evitado disser ou fazer certas coisas que magoariam alguém, mas na hora da raiva acabou colocando sua ira toda pra fora? Na próxima vez em que alguém lhe decepcionar, espere a “poeira baixar” e procure entender o outro. Não seja especialista em respostas imediatas. O silêncio é e sempre será o sustento dos fortes. Quem é fraco quer mostrar sua força. Quem é forte quer mostrar seu amor.
É claro que eu também já me magoei. Foi difícil perdoar, entender como alguém poder ser tão cruel a ponto de fazer coisas inacreditáveis aos nossos olhos. Mas quero lhe dizer como consegui superar esses momentos de dor. Tem coisas que não dá pra perdoar. Elas têm que ser compreendidas. Não queira perdoar, queira compreender. Quando você entender que o outro não é perfeito ficará mais fácil olhar para o erro dele sem se ressentir. Foi exatamente isso que Jesus fez no alto da Cruz. Pediu a Deus que perdoasse seus carrascos. Jesus compreendeu. Deus perdoou. Jesus não se ressentiu porque sabia olhar além dos erros das pessoas. Enquanto olharmos os erros, não perdoaremos as pessoas.
Eu entendo a sua dor. Não quero minimizar seu sofrimento. Quero abrir a sua visão para esta realidade sensacional: perdoar é livrar-se do veneno mortal que vai nos matando aos poucos. “O seu passado é um moinho que não move o seu coração nem o coração de Deus”. (Pe. Fábio de Melo)
Você pode ter chorado, sofrido bastante, mas agora CHEGA! Não vale à pena ficar preso aos erros das pessoas. Perdoar não significa esquecer. Não é possível deletar nossas dores existenciais. Perdoar é olhar para o passado sombrio sem sentir dor. Se a pessoa que lhe magoou decidiu se fazer de vítima, resta a você tomar a posição de vencedor. E o vencedor é aquele que perdoa quem pensa que está certo. Não obrigue as pessoas a lhe perdoar. Queira antes, perdoar a todos. Olhar para todos e vê além das aparências. Quando agimos assim, descobrimos que as pessoas não são más. As pessoas são mal amadas e por isso não conseguem amar.

Nenhum comentário: