quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Pensamento gera sentimento

Tenha cuidado: sua mente pode se tornar seu pior inimigo! Muitos acham que sofrem por causa dos seus erros, outros porque nasceram pra sofrer. Grande engano! Sofremos, na maioria das vezes, porque criamos monstros inexistentes na nossa mente. Tememos o desconhecido. Sofremos antes de a dor chegar. Ocupamos nossa mente com preocupações vãs. Quem não aprender a administrar os seus pensamentos ficará refém de si mesmo.

Já imaginou o inconveniente de viver temendo algo que ainda não aconteceu? E quem garante que acontecerá? E, se por acaso vier a acontecer, será que a desgraça virá com a mesma intensidade que a imaginamos? Uma mente serena aprende a fazer estas perguntas e não se atormentar por visões distorcidas do amanhã. A dor pode até chegar, mas você ficará mais forte se não se permitir sofrer antes da hora.

É possível sim deixar de ser escravo dos seus pensamentos negativos. Acho que um bom começo é reparar em tudo de bom que a vida tem lhe reservado. Sua vida não é feita só de coisas ruins. Os momentos ruins também fazem parte da sua história, mas você não pode ficar preso a eles. Quando algo de ruim lhe acontecer entenda que é a vida testando sua capacidade em resolver conflitos. Todo coração que foi despedaçado sai da experiência renovado. Ninguém sofre inutilmente. A dor vem para nos tornar fortes.

Se você não aprender a pensar em coisas boas e deixar de lado as imagens negativas, sua vida perderá a cor. Seus dias se resumirão em temer coisas que provavelmente jamais acontecerão. Você estará matando aos poucos a esperança que nos mantém alertas para continuarmos a acreditar na vida. Uma mente perturbada por pensamentos negativos deixa a pessoa mais cansada do que dez trabalhadores braçais (Augusto Cury).

Treine a sua mente para pensar com lucidez. Quando os pensamentos ruins estiverem chegando lembre-se que você tem o poder de selecionar o que quer pensar. Converse com alguém sobre os seus medos. Repare que na maioria das vezes eles não têm sentido algum. O medo é o pior companheiro das pessoas. Ele tapa a nossa visão e impede-nos de enxergar a felicidade que está a nossa frente.

Nenhum comentário: