quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Leitura não muda sua vida

Estamos cansados de ler tantos livros de auto-ajuda. Cada dia são lançados diversos destes e ansiamos por conhecer seu conteúdo. Decoramos todas as regras da boa convivência e já temos na ponta da língua a solução para os problemas que afligem a sociedade... Sabemos demais e agimos de menos. Não precisamos mais de teorias. Chega de ler tanto. Precisamos agir. Arregaçar as mangas e colocar em prática aquilo que aprendemos nos livros. Não há mais espaço na estante para tantas teorias. A vida requer ação e isso o livro não vai fazer por você.


Sou um exímio defensor da leitura. Leio tanto que às vezes penso que sou louco (e quem não o é?). Ler é bom, faz bem para a alma e aumenta nosso vocabulário. A leitura de bons livros pode direcionar o destino da nossa vida. Mas não podemos parar ai. Conhecimento sem uso é burrice. Teimar em não aprender também o é.

Tem autor rico a custa de pessoas covardes. Vendem suas idéias para pessoas tolas que não entendem a dinâmica da vida. Decoram as leis do sucesso, mas não arregaçam as mangas e lutam por uma vida melhor. Gastam seu tempo lendo os livros “da moda”, mas não gastam seu tempo cuidando de si e das pessoas ao seu redor. Ler para fugir dos problemas da vida pode parecer mais cômodo, mas não paga as contas no final do mês.

Sugiro que tomemos uma nova posição diante daquilo tudo que já aprendemos. Já temos o material: só falta coragem para começar a construir a casa. E o resultado final dependerá única e exclusivamente de nós.

Nenhum comentário: